top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar
Foto do escritorAldemar Almeida

Alexandria abre a lista dos municípios do RN que aniversariam neste mês de novembro

Alexandria, na região Oeste, é o primeiro município do Rio Grande do Note a aniversariar neste mês de novembro, já que foi desmembrado de Martins e Pau dos Ferros, pelo Decreto nº 10 de 7 de novembro de 1930. Antes da emancipação era uma povoação conhecido como Barriguda que foi alterado pela Câmara Municipal de Martins, em 1913, em homenagem a dona Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, filha da terra, e esposa de Joaquim Ferreira Chaves, Senador, Ministro e Governador, segundo o mestre Câmara Cascudo.


O povoado foi elevado a Vila pela Lei n° 572 de 3 de dezembro de 1923, de iniciativa dos deputados Felix Teixeira de Melo e João Vicente da Costa. A emancipação de Martins e Pau dos Ferros veio pelo Decreto do Interventor Federal Irineu Jofili, com o nome de João Pessoa, homenagem prestada em ambiente de emoção nacional ao líder paraibano, assassinado quatro meses antes.

Pela Lei nº 19, de 24 de outubro de 1936 proposta à Assembleia pelo deputado João Marcelino de Oliveira a Vila foi elevada ao predicado de cidade e recebeu de volta seu nome tradicional de Alexandria.

 

Alexandria se limita ao Norte com Pilões e Antônio Martins; ao Sul com o Estado da Paraíba(Santa Cruz, Bom Sucesso e Brejo dos Santos); a Leste com João Dias; e a Oeste com Tenente Ananias e Marcelino Vieira.

Quem nasce em Alexandria é alexandrinense. De acordo com o último o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo realizado em 2022 o município contava com 13.640 pessoas. A população estimada para este ano é de 14.042 com uma densidade demográfica de 35,78 habitantes por quilômetro quadrado.


A área do município é de 381, 205km². Alexandria está localizado na região intermediária de Mossoró e na região imediata de Pau dos Ferros; na região de influência de Pau dos Ferros. Faz parte da Mesorregião  Oeste Potiguar e Microregião de Pau dos Ferros.


Em relação ao meio ambiente, apresenta 56,1% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 89% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 0% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Quando comparado com os outros municípios do Estado, fica na posição 34 de 167, 42 de 167 e 129 de 167, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 1979 de 5570, 1590 de 5570 e 4835 de 5570, respectivamente.


 


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page