top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar
Foto do escritorAldemar Almeida

Cidade que aniversaria hoje teve origem em divisão de líderes separados por duas margens do Potengi

Duas feiras e um rio a separar comunidades. O povoado de Juremal, terra do antigo município de São Gonçalo do Amarante, sofreu bastante com as enchentes do rio Potengi, no começo do século XX. O Já importante centro comercial mudou-se para a outra margem do rio, o que gerou impasse envolvendo lideranças políticas da região. Motivo: a outra margem do rio é território que pertencia a Macaíba.


A comunidade de Juremal resistiu ainda por mais 12 anos, mas não conseguia suplantar o progresso do novo povoado, terras de Macaíba. Em 1912, a intendência de Macaíba reconheceu o novo núcleo  populacional , que nasceu com o nome de São Paulo do Potengi. cidade sede do município na margem direita do rio que banha o lugar.


Finalmente , em 30 de dezembro  de 1943, por força da Lei  nº 268 São Paulo do Potengi foi desmembrado  de Macaíba, incorporando aos seus domínios parte das terras de São Gonçalo do Amarante, extinto pela mesma lei, passando a ser a cidade sede do município. Esses dados são registrados pela “História Legislativa dos Municípios do Rio Grande do Norte” organizado e publicado pela Assembleia Legislativa do Estado.


Hoje, São Paulo do Potengi, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, com base no Censo Demográfico realizado em 2022, tinha uma população de 16.786 habitantes e a densidade demográfica era de 69,82 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do Estado, ficava nas posições 31 e 39 de 167. Já na comparação com municípios de todo o País, ficava nas posições 2047 e 1103 de 5570. Potengiense é quem nasce em São Paulo do Potengi.


O município se limita ao Norte com Santa Maria e Riachuelo; ao Sul com Senador Eloy de Souza e Lagoa de Velhos ; a Leste com São Pedro e a Oeste com Riachuelo, Barcelona e Lagoa de Velhos.

Bairro Novo Juremal


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page