top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar
Foto do escritorAldemar Almeida

Ciopaer esclarece à Comissão da ALRN situação dos helicópteros da Secretaria de Segurança

Atualizado: 3 de abr. de 2024


Na reunião da Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, realizada nesta quarta-feira (3), os deputados Luiz Eduardo (SDD), Cristiane Dantas (SDD), Tomba Farias (PSDB), Nelter Queiroz (PSDB) e Francisco do PT, receberam o diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Coronel da Polícia Militar do RN, Alexandre Correia Costa, para esclarecer a ausência dos helicópteros Potiguar 01 e Potiguar 02 durante os eventos ocorridos em função das fortes chuvas registradas no final de semana no Estado.


A convite do deputado Luiz Eduardo (SDD), Coronel Alexandre Costa, fez uma breve apresentação sobre o Centro Integrado aos deputados e explicou que durante a manutenção foram detectados problemas nas duas aeronaves.

“No Potiguar 01, depois de uma manutenção minuciosa, detectamos uma perfuração milimétrica em uma das pás da aeronave. O problema foi reportado ao fabricante Helibras que respondeu que a avaria não poderia ser consertada aqui e que deveria aguardar a substituição da peça, inviabilizando o seu uso”, disse.


Sobre o Potiguar 02, Coronel Alexandre justificou que a aeronave apresentou um problema no Start gerador. “Esse problema estava ocorrendo quando a aeronave atingia um determinado tempo de voo. Caso não parasse para manutenção, correria o risco de queimar a turbina da aeronave, que custa uma média de R$ 6 milhões. Uma equipe de engenheiros do Rio Grande do Sul veio, analisou, mas somente o engenheiro do próprio fabricante poderá resolver. A peça já está no RN e a equipe chega na quinta-feira, junto com os mecânicos da empresa que presta serviço ao Estado”, informou.


Ainda durante a reunião, o Coronel Alexandre relatou que as manutenções eram inadiáveis em virtude das operações realizadas nos últimos quatro meses, que totalizaram 167 horas de voo. “Nos últimos quatro meses as aeronaves participaram das operações: verão, carnaval e das buscas aos fugitivos do presídio federal de Mossoró, essa última exigindo ainda mais do equipamento, visto que foram necessários voos noturnos, na chuva e com muita poeira”, explicou.


O diretor do Ciopaer reforçou que foi dado todo apoio à equipe da Polícia Rodoviária Federal do Pernambuco que veio ao RN. “Toda nossa estrutura e equipe foram colocadas à disposição da PRF pernambucana, inclusive o carro abastecedor”, declarou.


Coronel Alexandre reforçou. “A vontade que tínhamos era superar esses defeitos técnicos e ir até onde os problemas estavam. Mas o Ciopaer é formado por profissionais e antes de qualquer coisa, por pais de famílias e servidores estaduais comprometidos com o bem comum, visto que uma atitude como essa, da nossa parte, poderia colocar nossas vidas em risco e geraria grandes prejuízos financeiros para os cofres do Estado. De formas que fatalmente, no último final de semana, as duas aeronaves do RN estavam sem condições técnicas de prestar os serviços necessários naquele momento”, finalizou.


O deputado Francisco do PT considerou importante a presença dos representantes do Ciopaer na Casa do Povo por entender que a informação correta precisa ser divulgada. “Esse é um momento muito gratificante para nós que fazemos esta Casa, visto que as informações relevantes precisam chegar à população, para que todos saibam que não foi descaso do Governo e sim problemas técnicos”, considerou.

No final da reunião, o autor do convite, deputado Luiz Eduardo demonstrou satisfação com as explicações e apresentou requerimento à CFF solicitando ao Gabinete Civil explicações sobre o não funcionamento das aeronaves de asa fixa do Governo do Estado.


“Como gestor e fiscal do Estado fui cobrado pela população por explicações que justificassem a ausência dos helicópteros que não estavam disponíveis no final de semana para socorrer a população prejudicada pela chuva. Estou satisfeito com as explicações trazidas pelo Coronel Alexandre. Sabemos que foram problemas causados pela natureza, porém o Estado precisa estar preparado para minimizar os efeitos desses problemas e antever esse tipo de problema e tenha formalmente um protocolo de assistência imediato. e agora precisamos saber quais os motivos pelos quais os aviões do Governo estão parados”, frisou.


Além dos deputados, participaram da reunião da CFF o subdiretor do Ciopaer, Coronel Wilian Danilo e o chefe do setor de Manutenção do Ciopaer, Major Campos.

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page