top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar

Curso de Turismo da Felcs apresenta Inventário da Oferta Turística de Fernando de Noronha: 2025

Morro Mirante Dois Irmãos, em Fernando de Noronha – Foto: Bruno Lima/Ministério do Turismo
Morro Mirante Dois Irmãos, em Fernando de Noronha – Foto: Bruno Lima/Ministério do Turismo

O Curso de Turismo, da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN), por meio do Projeto de Extensão Turismo, Qualificação Profissional E Desenvolvimento Regional do Seridó Potiguar (QualisTur), lançou a edição 2025 do Inventário da Oferta Turística de Fernando de Noronha. O levantamento foi realizado em cooperação técnica com a Administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. A equipe contou com a participação de dois professores e 17 estudantes do curso de Turismo da Felcs.O Inventário da Oferta Turística é um estudo essencial para compreender a dinâmica do turismo no arquipélago. O levantamento foi elaborado com base na metodologia desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos Turísticos (Lapet/UFRN) e reúne informações detalhadas sobre equipamentos turísticos, atrativos naturais e culturais, meios de hospedagem, alimentação, serviços de transporte, além de atividades e experiências ofertadas aos visitantes.


O levantamento sobre o turismo em Fernando de Noronha identificou 228 estabelecimentos de hospedagem em atividade, oferecendo um total de 1.596 quartos e 3.977 leitos. O setor emprega 936 trabalhadores fixos e 180 temporários nas pousadas. Considerando também o ramo de Alimentação & Bebidas (A&B), as atividades relacionadas à hospedagem são responsáveis por 1.687 postos de trabalho diretos na ilha.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcelo da Silva Taveira, a iniciativa busca fortalecer a gestão do turismo em Fernando de Noronha, promovendo um desenvolvimento equilibrado que respeite as diretrizes ambientais e culturais da ilha. O inventário é uma ferramenta fundamental para garantir que o turismo em Noronha continue sendo desenvolvido de forma responsável e sustentável, alinhado às necessidades da comunidade local e às expectativas dos visitantes, destaca o professor.


Entre os dias 3 e 13 de setembro de 2024, os pesquisadores estiveram no arquipélago para realizar a coleta de dados in loco. A equipe mapeou os atrativos naturais e culturais, meios de hospedagem, serviços de alimentação, transportes turísticos e demais componentes da infraestrutura e da logística necessárias para o fomento do turismo local. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas e aplicação de formulários com gestores públicos; empresários do setor e prestadores de serviços turísticos; além da análise de documentos e dados secundários complementares.


O estudo foi estruturado em cinco dimensões técnicas que abrangem: Infraestrutura de Apoio ao Turismo; Serviços e Equipamentos Turísticos; Atrativos Turísticos; Comércio Turístico e Atividades Comerciais de Apoio ao Turismo. Após a sistematização das informações, o inventário passou por um rigoroso processo de revisão e validação com especialistas e representantes locais antes do lançamento, que ocorreu no dia 20 de março, em reunião ordinária do Conselho Noronhense de Turismo.

O documento completo está disponível para acesso no Repositório Institucional da UFRN.



 
 
 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

Blog do Professor Aldemar Almeida

Blog de jornalismo político no RN.

© 2023 Blog Professor Aldemar. Desenvolvido por énoiz ideias

bottom of page