Foto Eduardo Maia
A incorporação do hospital Regional de Caicó “Telecila Freitas Fontes, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), como um hospital universitário, foi tema do pronunciamento do deputado estadual Francisco do PT, na sessão plenária desta quinta-feira da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Note.
O parlamentar registrou a audiência realizada na quarta-feira (7), em Brasilia com o Ministro da Educação, Camilo Santana da qual participaram a governadora Fátima Bezerra (PT), o deputado federal Fernando Mineiro (PT) e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Daniel Diniz, na qual foi tratada a possibilidade de o Governo Federal transformar aquela unidade de saúde em um hospital universitário.
“Acompanho essa luta desde o período em que fui prefeito de Parelhas, quando fui procurado por colegas prefeitos para articular junto ao governo da então presidente da República, Dilma Rousseff, por meio do mandato da então senadora Fátima Bezerra, que hoje, como governadora abraçou a causa e fez um apelo ao Ministro”, destacou o deputado Francisco acrescentando que uma das argumentações apresentadas para que isso ocorra a qualidade do curso de Medicina existente no Centro de Ensino Superior do Seridó(CERES-UFRN)
De acordo com o deputado Francisco, “a transformação é de suma importância”, e o ministro Camilo Santana já adiantou que agora em agosto, uma equipe da EBSERH vai a Caicó para iniciar estudos necessários para a mudança. “Essa é uma conquista importante e tenho muito orgulho de defender desde quando eu era prefeito”, reforçou o parlamentar.
A EBSERH – A empresa foi criada por meio da Lei nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, como uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como prestar às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública. Trata-se da maior rede de hospitais públicos do Brasil. Suas atividades unem dois dos maiores desafios do País, educação e saúde, melhorando a qualidade de vida de milhões de brasileiros, por meio da atuação de uma rede que inclui o órgão central da empresa e Hospitais Universitários Federais que exercem a função de centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) e um papel de destaque para a sociedade.
Atualmente, a unidade hospitalar é mantida com recursos da Associação dos Municípios do Seridó, da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó e da Secretaria Estadual de Saúde Pública.
Por ser administrada com recursos de três fontes distintas, a mesma conta com uma equipe multidisciplinar contratada também por estas fontes, sendo 72 servidores cedidos pela Secretaria Estadual de Saúde, 51 pela Associação dos Municípios do Seridó e 34 através de serviços terceirizados, estes voltados para a segurança, vigilância e serviços de limpeza e higienização.
TELECILA DE FREITAS – É um Hospital com atendimento 24 horas nos serviços de urgência, e realiza cerca de dois mil atendimentos por mês, com 247 internações. Possui 88 leitos, distribuídos em Cirurgia Geral (35); Clínica Médica (38); Psiquiatria (oito) e em unidade de Isolamento (dois). Conta também com uma UTI com cinco leitos e um atendimento ambulatorial em Ortopedia.
Além desses serviços, disponibiliza dos serviços de Buco-Maxilo-Facial; de Cirurgia Geral; Laboratório de Patologia Clínica; Radiologia; Hemodiálise e Oftalmologia – que realiza as cirurgias de catarata. O Hospital atende a população de Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Ipueira, Jucurutu, São José do Seridó, Cruzeta, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Acari e outros municípios tanto do Estado do RN, como da Paraíba.
Comments