top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar
Foto do escritorAldemar Almeida

Deputado Nelter sugere união de deputados seridoenses para lutar pelo açude Itans de Caicó



Em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte,, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) retomou a discussão em torno da situação do açude Itans, localizado em Caicó e cobrou união dos seis deputados estaduais, que representam a região Seridó, em torno do projeto “SOS ITANS”.

Em seu pronunciamento, o parlamentar rememorou audiência realizada em abril deste ano, com o secretário Paulo Varela, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), onde foi debatida a possibilidade do açude Itans ser abastecido por meio da transposição de água da Barragem Passagem das Traíras, localizada entre os municípios de São José do Seridó, Caicó e Jardim do Seridó.

 “Naquela ocasião o secretário Paulo Varela firmou compromisso conosco para verificar a viabilidade técnica sobre esta transposição após o Governo do Estado concluir a contratação de empresas que serão encarregadas de elaborar projetos hídricos para o Rio Grande do Norte”, disse o parlamentar, que agora aguarda posicionamento da SEMARH.

Ainda segundo Nelter, a ideia é que a transposição entre os dois reservatórios seja realizada por meio de uma cota da sangria da barragem Passagem das Traíras.


O ITANS - O Açude Itans é um reservatório artificial construído no leito do rio Barra Nova, no município de Caicó com a finalidade primária de abastecer aquela localidade. onde atualmente está instalado o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, iniciando-se as obras em 1932. Porém os engenheiros acharam o terreno pedregoso, o que dificultaria as escavações. O ministro paraibano José Américo de Almeida concordou com a mudança no local, porque estava na documentação. O novo local escolhido foi a fazenda Caiçara. Itans, quer dizer a "grande concha", na língua Janduí. Também pode ser uma espécie de ostra que existia na região.

A obra foi concluída no final de 1935 e inaugurada em 2 de fevereiro de 1936. Com isso, Caicó foi a primeira cidade do interior do Rio Grande do Norte a ganhar um serviço de abastecimento de água, cujo atendimento nunca precisou ser suspenso por falta de capacidade hídrica. Isto pelo menos até o ano de 1999, quando pela primeira vez foi suspenso o abastecimento devido justamente ao baixo nível de água do reservatório, quando chegou a reter somente 3 milhões de metros cúbicos. Nesta situação somente servia à sobrevivência de alguns peixes.

 








Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page