Ponta do Mel em Areia Branca. O único lugar no mundo onde o Sertão encontra o mar.
O município de Areia Branca está Localizado no litoral Norte do Estado, na região da Costa Branca. Lá, encontra-se a Ponta do Mel, único lugar do mundo onde o sertão encontra o mar. Em 2022, a população de Areia Branca, era de 24.093 habitantes e a densidade demográfica era de 70,29 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do Estado, ficava nas posições 23 e 38 de 167. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 1428 e 1095 de 5570.
Limites de Areia Branca: ao Norte com o Oceano Atlântico; ao Sul: Serra do Mel e Porto do Mangue; a Leste Porto do Mangue e Serra do Mel e a Oeste: Grossos e Mossoró.
HISTÓRIA - Em 5 de dezembro de 1872, ainda no Império do Brasil, a recente povoação de Areia Branca ganhou o título de Distrito de Paz de Areia Branca, que, mesmo ainda pertencendo ao município de Mossoró, obteve essa nova condição de distrito como um vantajoso sinal de progresso, sendo o primeiro passo para uma futura emancipação política municipal.Porém, essa evolução não durou muito tempo. Pouco mais de quatro anos depois, em 19 de dezembro de 1876, o Distrito de Paz de Areia Branca foi dissolvido. O lugar voltou a ser apenas um povoado sem Juiz de Paz, embora ainda tivesse a necessidade de tal autoridade presente.
Em 16 de fevereiro de 1892, menos de um ano após a promulgação da primeira constituição republicana brasileira, a Junta Governativa do Estado do Rio Grande do Norte reconheceu a importância do antigo título de Distrito de Paz de Areia Branca, elevando a povoação para a categoria de vila de Areia Branca, que consequentemente se tornou a própria sede deste novo município potiguar com autonomia político-administrativa própria.
O predicado de Cidade só veio com a Lei nº656 de 22 de outubro de 1927 promulgada pelo Governador José Augusto Bezerra de Medeiros.
Gentílico: areia-branquense
São Francisco do Oeste - Em 2022, a população era de 4.161 habitantes e a densidade demográfica era de 55,05 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do Estado, ficava nas posições 129 e 53 de 167. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 4593 e 1363 de 5570. O gentílico é Oestense.
O povoado de Salamandra começou a tomar forma e a expandir-se no ano 1942 do século passado. Povoado que nunca foi distrito. Por iniciativa parlamentar do deputado Radir Pereira, Salamandra foi desmembrado de Portalegre por Lei Estadual de 22 de outubro de 1963. Quatro anos depois, em 24 de outubro de 1967, a Lei 3.522 mudou o nome do município para São Francisco do Oeste em homenagem ao santo padroeiro do lugar.
Criado no último trimestre de 1963 e instalado no primeiro dia do no seguinte, com a posse do primeiro prefeito (nomeado), Alberto Cavalcanti de Castro, indicado pelo PTB.
Também é de dezembro de 1963, a Lei 3.201, que autorizou o Poder Executivo a abrir crédito especial de 4 milhões de cruzeiros para cobrir as despesas com a instalação de novos municípios.
LIMITES – Ao Norte: Estado do Ceará; Sul: Pau dos Ferros e Francisco Dantas; Leste: Francisco Dantas e Taboleiro Grande; Oeste: Estado do Ceará.
Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE
História Legislativa dos Municipios do Rio Grande do Norte publicado pela Assembleia Legislativa do RN
Comments