top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar
Foto do escritorAldemar Almeida

Dia do Município: hoje é o aniversário de Açu e de São José de Mipibu de destaque em suas regiões


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022 a população de Açu era de 56.496 habitantes e a densidade demográfica era de 43,34 pessoas por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do Estado, ficava nas posições 9 e 70 de 167. Já na comparação com municípios de todo o País, ficava nas posições 580 e 1703 de 5570. Área Territorial da unidade 1.303,44 2km quadrados. Comparado com outros municipios do País de 5.570 é o 1133º. No Estado de167 municípios é o 4°. Na região geográfica imediata de 17 é o 2º. Gentílico: quem nasce em Açu é “Açuense”.

Até meados do século XVIII, a terra rica em lavoura e pecuária do vale do rio Açu era habitada pelos janduís, nome do chefe indígena que se estendeu à tribo. Nessa época, o homem branco já havia começado a explorar os potenciais da região, gerando amplo conflito de interesses com os índios. O homem branco partia para a criação bovina, enquanto os janduís consideravam legítima a caça ao gado.Devido à intensidade das lutas entre brancos e índios, um grande conflito, conhecido como a guerra dos Bárbaros, marcou a década compreendida entre 1687 à 1697. Em 1696, Bernardo Vieira de Melo, então Governador da  Capitania do Rio Grande do Norte,  colocou-se à frente de uma pequena expedição e fundou à margem esquerda do Rio Açu (ou Piranha) o Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres, ponto de reforço para a conquista do sertão. Bernardo Vieira instalou-se com seus soldados no novo arraial, iniciando o aldeamento dos índios e assegurando o estabelecimento dos colonos. Surgiu daí o povoado conhecido como povoação de São João Batista da Ribeira do Céu. Com a Lei n° 124, de 16 de outubro de 1845 a Vila Nova da Princesa foi elevada à cidade com o nome de Assu, sendo a segunda do Estado.

 

SÃO JOSÉ DE MIPIBU

 

Em 2022, a população era de 47.286 habitantes e a densidade demográfica era de 163,06 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 10 e 8 de 167. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 687 e 474 de 5570. O gentílico é Mipibuense. Em 2022, a área do município era de 289,987 km², o que o coloca na posição 58 de 167 entre os municípios do estado e 3495 de 5570 entre todos os municípios.


História

Mipibu é uma palavra de origem Tupi que significa surgir subitamente. Nos idos de 1630, o aldeamento existente no território, de nome Mopebu, era o maior e mais populoso entre as seis aldeias da Capitania do Rio Grande do Norte. No relatório do bragantino Adriano Wedouche constava que 'existiam na capitania cinco ou seis aldeias que reunidas podiam contar de 700 a 750 índios flecheiros e que a principal flecha era chamada de Mopebu'.Os primeiros habitantes da região foram índios Tupis, que se localizaram nas proximidades do rio Mipibu, que recebeu esse nome por surgir de repente na famosa Fonte da Bica e percorrer por quatro quilômetros, até desaguar no rio Trairi.Em adiantado processo de organização e sinais de povoação, o aldeamento passou a ser coordenado pelos frades Capuchinhos, no final do século XVII, até o ano de 1762, quando foi instalada a vila de São José do Rio Grande do Norte. Nesse período, com a saída dos Capuchinhos a coordenação dos destinos da comunidade foi assumida pelos próprios nativos.A criação do município foi através do Alvará de 3 de maio de 1758, instalado em 22 de fevereiro de 1762, com procedimento de Vila de São José do Rio Grande, numa homenagem conjunta a São José e ao Príncipe D. José Francisco Xavier. Em 16 de outubro de 1845, a vila de São José do Rio Grande foi elevada a categoria de cidade, passando a se chamar cidade de Mipibu.Passados dez anos a cidade recebeu o nome de São José de Mipibu, numa união entre a religiosidade e o famoso rio que emerge da terra de maneira surpreendente.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page