Criação dos municípios é registrada na publicação “História Legislativa dos Municípios do Rio Grande do Norte”.
Neste mês de novembro 14 municípios do Rio Grande do Norte, de diversas regiões do Estado, comemoraram aniversário de fundação. O primeiro deles é Alexandria, situado na região Oeste, dia 7, e o último é Santa Cruz, na região Trairi, dia 30. Os demais aniversariantes são Parelhas, Monte das gameleiras, Goianinha, Martins, Ouro Branco, Almino Afonso, Marcelino Vieira, Serra Caiada, Cruzeta, Monte Alegre, Serra de São Bento, e Umarizal.
Cada município potiguar tem a sua história contada a partir do levantamento feito por um grupo de servidores da Assembleia Legislativa, “resgatando informações que precisam sair dos escuros arquivos para a luz do conhecimento das gerações”, como bem destaca o presidente do Parlamento Estadual, deputado Ezequiel Ferreira, em sua palavra de abertura da publicação, frisando que nem todos os municípios potiguares foram criados pela via legislativa. Mais de 70 deles têm datas de criação no período anterior a 1835, ano da instalação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
“Para preencher essa lacuna, o grupo de servidores foi beber em outras fontes oficiais, históricas e confiáveis, tais como o Diário Oficial do Estado e autores dos mais consagrados, do quilate de Câmara Cascudo, Tavares de Lyra, Rocha Pombo, Manoel Dantas, Anfíloquio Câmara, Manoel Ferreira Nobre, Itamar de Souza e tantos outros”, escreveu o deputado Ezequiel Ferreira.
Deputado Ezequiel Ferreira (PSDB)- Presidente da Assembleia Legislativa RN
Comentários