top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar
Foto do escritorAldemar Almeida

Em pronunciamento na Assembleia Francisco do PT destaca importância de obras hídricas no Seridó

Foto João Gilberto


Presidente da Frente Parlamentar das Águas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Francisco do PT tem acompanhado com muita atenção o andamento das obras hídricas no Estado, notadamente na região Seridó. Em pronunciamento do Plenário do Legislativo, o parlamentar seridoense destacou o trabalho do Projeto Seridó, que está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

 

“Está em pleno andamento a obra do Projeto Seridó de adutoras que vai garantir a Currais Novos, Acari e as cidades da Serra de Santana a sustentabilidade hídrica. Essa etapa da obra está bem avançada em sua execução. A captação da água será na barragem Armando Ribeiro Gonçalves”, destacou o deputado Francisco.

 

Esse trecho destacado pelo Parlamentar é o Ramal Norte que de acordo com a CODEVASF, 25% da obra já estavam executadas no início deste mês. O investimento previsto pela Empresa para a implantação completa do sistema de adutoras é de R$ 610 milhões.

O objetivo do empreendimento é fornecer água para abastecimento humano a 22 municípios. O sistema beneficiará 294 mil pessoas ao final do projeto. “A implantação do sistema de adutoras no Seridó Potiguar representa um marco no desenvolvimento regional. Este projeto não apenas vai solucionar problemas históricos de abastecimento de água na região, mas também vai impulsionar a infraestrutura local, criando novas oportunidades de crescimento econômico”, avalia o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

O sistema está dividido em dois eixos, Norte e Sul. A rede de abastecimento de água vai percorrer 293,5 km. No momento, estão em execução as obras da estação de tratamento de água e das estações elevatórias de água tratada, com serviços de escavação e assentamento de tubos nos trechos 1N, 2N, 4N e 5N do Ramal Norte. Os municípios atendidos pelo sistema serão Acari, Bodó, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, São Fernando, São Vicente, São João do Sabugi, São José do Seridó, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte, e Timbaúba dos Batistas.

 

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Francisco do PT citou outras obras no setor hídrico, como na barragem Passagem das Traíras, também na região Seridó, que está sendo recuperada e a  barragem de Oiticica em Jucurutu, que está em fase de fechamento da sua parede.

 “A barragem de Oiticica é um complexo hidro social. com agrovilas em Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas. Portanto, estamos aqui tratando sobre um conjunto de obras hídricas que visam dotar o Seridó e o Rio Grande do Norte com sustentabilidade hídrica nos períodos de estiagem - característicos do clima semiárido”, reforçou o parlamentar.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page