top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar
Foto do escritorAldemar Almeida

Mãos que cuidam dos jardins da UFRN

Foto: Anastácia Vaz

“Trabalhar com a natureza é algo muito gratificante e que faz bem à saúde. Está sendo uma experiência incrível, que eu nunca imaginei, mas a vida nos propõe e nos pega de surpresa, e estou amando muito trabalhar como jardineiro”. Este é o depoimento de Auricélio Nunes Costa, de 52 anos, que trabalha há sete meses como jardineiro da UFRN e se orgulha de “manter a beleza da nossa Universidade", como ele mesmo declarou. 


Quem passa pelos diversos setores da UFRN pode perceber o trabalho cuidadoso da equipe de jardineiros da Instituição na conservação de jardins e canteiros. Auricélio é um desses profissionais e está responsável atualmente em cuidar do jardim do monumento da UFRN. “Mantenho o aguamento na parte da manhã e à tarde faço a manutenção, que é manter limpo a parte das plantas e, sempre que precisar, fazer a poda correta e manter a beleza da nossa universidade”, explica.


É a primeira vez que Auricélio trabalha com jardim. “Para mim e todos os meus colegas jardineiros isso é um orgulho, pois a UFRN é reconhecida a nível nacional”, ressalta. A equipe que atua no Horto, vinculado à Divisão de Serviços Urbanos (DSU) da Superintendência de Infraestrutura (INFRA), é responsável pelas mudas frutíferas e ornamentais que compõem os jardins do campus central, e conta com 29 jardineiros, como Auricélio, que atendem quase metade da área dos jardins da UFRN.


Na universidade, existem as áreas que são de responsabilidade da Diretoria de Meio Ambiente (DMA), como o anel viário, assim como também existem as áreas descentralizadas, que são de responsabilidade de cada setor ou centro, que possui seu próprio jardineiro para cuidar dessa área. 


A coordenação de cada setor ou centro pode fazer requisições de mudas à DMA para acrescentar ao seu jardim. Entretanto, é necessária avaliação para saber se a muda requisitada poderá se adaptar ao local idealizado. “Às vezes, os departamentos fazem solicitações para plantar alguns tipos de mudas, e quando a nossa equipe vai lá para avaliar o solo e o local, percebem que aquele tipo de planta não vai dar certo, então nós sugerimos outras alternativas”, afirma Danillo Ferraz, diretor da DMA.


De acordo com João Maria Paiva, conhecido como Joca, coordenador de Serviços Urbanos há 26 anos, a divisão não realiza mais a compra dos saquinhos para mudas, pois o Restaurante Universitário (RU) fornece sacos de arroz, feijão e vitamilho para serem utilizados, auxiliando na ação de reutilização de material. Essas mudas são colocadas na ‘UTI’ do Horto logo que são plantadas, onde podem receber uma assistência maior até que a mesma esteja pronta para replantio em várias áreas da UFRN.

Entre as atividades do DSU, são promovidas visitas abertas ao público, cujas solicitações podem ser feitas pelos e-mails dma@infra.ufrn.br e dmaeduca.ufrn@gmail.com. No Circuito Ambiental, como são chamadas essas ações, acontecem visitas à estação de tratamento, a unidade de armazenamento temporário de resíduos, onde é feita a coleta para reciclagem e resíduos químicos, ao Horto e ao viveiro onde são produzidas as mudas. Os interessados também podem conferir o Instagram da DMA para acompanhar as atividades.


Fonte: Agecom-UFRN

Com reportagem de Ester Tavares






















Agecom-UFRN com repotagem de Ester Tavares

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page