O oceano, berço da vida, cobrem mais de 2/3 da Terra e abrigam a maior parte da sua diversidade. São fonte de recursos vitais em diversas áreas para a humanidade como produção de alimentos, produção de energia, além de seu papel fundamental em relação ao clima, mas estamos fazendo-o sofrer de várias formas pelos resíduos que geramos e deixamos chegar a este os quais impactam em muitos aspectos. Mas, também temos movimentos em busca de soluções como as leis e as políticas públicas que vem sendo trabalhadas em âmbito nacional e internacional.
Vamos conhecer um pouco sobre tais ferramentas no quinto encontro do projeto Olhar Mar Adentro, um ciclo de palestras/debates que tem como objetivo “conscientizar e mobilizar a população sobre os problemas ambientais e as possíveis soluções para o lixo no mar, especialmente dos resíduos plásticos.”
Projeto este que integra o projeto “Sustentabilidade como Solução para o Lixo Plástico no Mar” - SS-OCEANOS financiado pelo CNPq e executado em parceria por UFPB, UFRN, UFLA, SENAI/ CIMATEC, USDA, IFRN, U NESP. O encontro será no dia 17 de maio de 2024 e as inscrições já estão abertas.
Palestrantes:
Elia Elisa Cia Alves - Doutora em Ciência Política pelo DCP (UFPE), Professora no Departamento de Relações Internacionais (DRI) e no Programa de Pós Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) da UFPB. Colaboradora do Mettrica e Coordenadora do SuperioRI. Atua como Vice-coodenadora do Bacharelado de RI da UFPB e do Grupo de Estudos em Meio Ambiente, Política e Relações Internacionais - MAPORI, da UFPE onde a política marinha é uma das áreas de estudo.
Ronilson Jose da Paz - Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA (2021, UFPB). É Servidor Público Federal, exercendo o cargo de Analista Ambiental no IBAMA/ Superintendência de João Pessoa (Paraíba), no Núcleo de Licenciamento Ambiental e Servidor Público Estadual como professor. Representando o IBAMA-PB é membro de diversos conselhos de proteção ambiental e meio ambiente e de comitês de gestão da orla da Paraíba.
Mediadora:
Marjorie Medeiros - Engenheira Civil, arquiteta e Urbanista. Mestre em Educação Ambiental, Mestre em Educação. Coordenadora do programa de educação ambiental da Diretoria de Meio Ambiente da UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade (SustentAção)
댓글