Coube ao padre Bento Pereira de Maria Barros, no ano de 1888, realizar a primeira feira na terra de ampla estrada dos cavalos emparelhados. É assim que registra o livro História Legislativa dos Municípios do Rio Grande do Norte, editado pela Assembleia Legislativa, na página dedicada a Parelhas, um dos municípios aniversariantes neste dia 8 de novembro.
Os primeiros povoadores procediam das redondezas do Rio São Francisco atraídos pela qualidade das terras às margens do Rio Seridó, próprias para a agricultura e criação de gado.
O Distrito com a respectiva denominação de Parelhas só veio no século seguinte com a Lei Estadual n° 478 de 26 de novembro de 1920, subordinado ao município de Jardim do Seridó. Seis anos depois, em 8 de novembro de 1926, elevado à categoria de município pela Lei Estadual n° 630, desmembrado de Jardim do Seridó.
Parelhas tem seus limites ao Norte com Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó; ao Sul com Equador; a Leste com o Estado da Paraíba; a Oeste com Jardim do Seridó e Santana do Seridó.
Comments