O ambiente pode influenciar os hábitos alimentares de uma pessoa por meio da disponibilidade de alimentos e das normas sociais relacionadas à alimentação. A discente Gabriela Mendonça Soares, do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (Psicobio/UFRN), vinculado ao Centro de Biociências (CB/UFRN), está desenvolvendo uma pesquisa de mestrado junto com o Laboratório de Evolução do Comportamento Humano (LECH/UFRN) sobre o tema.
A análise tem como título Alimentando a conexão com a natureza e é orientada pela professora do CB, Fívia de Araújo Lopes. Universitários com mais de 18 anos, residentes no Rio Grande do Norte, podem ajudar a pesquisa respondendo o formulário eletrônico. O documento estará disponível para receber feedbacks até novembro de 2024.
O tempo para preencher o questionário dura em média 15 minutos. “Com a ajuda dos estudantes, poderemos entender melhor essa conexão e promover escolhas alimentares mais saudáveis”, comenta Gabriela. O motivo que guia o estudo é compreender como a mudança de ambientes rurais para urbanos altera os hábitos alimentares de graduandos. Essa modificação de cenário, caracterizada pelo aumento da urbanização, pode impactar não apenas o acesso à natureza, mas também as escolhas alimentares.
A mestranda afirma que a temática em desenvolvimento vai ajudar a compreender melhor os fatores que influenciam a alimentação dos universitários em diferentes contextos. Além disso, também será possível criar estratégias mais eficazes para uma alimentação saudável e sustentável.
A pesquisadora Gabriela Mendonça Soares está à disposição para qualquer esclarecimento adicional sobre a pesquisa no contato (84) 98868-6884 ou no e-mail gabilina182@hotmail.com.
Comments