Projeto de Lei 206/2024 de autoria do deputado Taveira Júnior (UB), encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia, dispõe sobre o Estímulo ao Turismo Pedagógico Escolar na rede pública estadual de ensino. De acordo com o Projeto, considera-se Turismo Pedagógico uma modalidade de viagem que busca combinar o lazer com a aprendizagem, proporcionando experiências educacionais extraclasse, significativas com a inserção do alunado em diferentes áreas do conhecimento, alinhando o conteúdo transmitido em sala de aula com a prática.
De acordo com a propositura, o Turismo Pedagógico tem por finalidade possibilitar a ampliação do conhecimento dos alunos por meio de visitas a polos industriais, cidades históricas e turísticas, áreas ambientais ecológicas, parques arqueológicos, museus, centros culturais e outros locais cuja visitação possa contribuir para a formação integral do estudante, de acordo com a proposta pedagógica da escola.
“As viagens, excursões e oficinas devem ser utilizadas para auxiliar no ensino, pois através delas é possível aprender, na prática, o que deixa o ensino mais interessante e prazeroso para o aluno. Este Projeto de lei tem como finalidade possibilitar o acesso dos alunos da rede pública ao acervo cultural, artístico e turístico do Estado. É importante ressaltar que o processo de ensino-aprendizagem não deve ser restringido apenas à transmissão de conhecimento teóricos em sala de aula. O setor de turismo cresce gradativamente no mundo. Atento às necessidades do consumidor, surge a responsabilidade do ensino. Capacitar futuros profissionais, que não conhecem apenas o ensino técnico (comum), mas formar crianças e adolescentes conhecedores de sua cultura não somente no aspecto teórico, aprendido na sala de aula, mas alunos capazes de relacionar a teoria lecionada nas aulas em práticas de campus”, justifica o deputado Taveira.
コメント