Projeto de Lei 200/2024 de iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira (PSDB), que está pronto para ter a sua votação final, no Plenário da Casa, institui o “Dia da Caridade”, em homenagem ao Padre João Maria, a ser comemorado no dia 16 de outubro de cada ano, e passando a fazer parte do calendário oficial do Estado.
“No dia 16 de outubro, é comemorada a vida em plenitude de um dos maiores ícones religiosos do Estado do Rio Grande do Norte: Padre João Maria Cavalcanti de Brito, nascido aos 23 de junho de 1848 na Fazenda Logradouro do Barro, hoje conhecida como Fazenda Três Riachos, em Jardim de Piranhas. Padre João Maria concluiu o curso teológico no Seminário da Prainha, em Fortaleza/CE, sendo ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1871. Realizou a primeira missa em Caicó quando tinha apenas 23 anos de idade. Foi vigário dos Municípios de Jardim de Piranhas/RN, Acari/RN e Natal/RN, assumindo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Catedral Antiga da capital potiguar, em 1881” Justifica o deputado Ezequiel em sua propositura.
O presidente do Legislativo registra ainda no Projeto que o Padre João Maria dedicou-se a socorrer os irmãos contaminados pelas doenças infectocontagiosas que permeavam a Cidade do Natal do final do século XIX e início do século XX, a exemplo da varíola e da cólera, deixando um legado de amor e caridade ao próximo, em especial aos enfermos.
“Sua imagem mantém-se viva na memória de muitos natalenses e potiguares. O exemplo de vida do Padre João Maria, conhecido também como o "Anjo da Caridade", é um convite a uma postura desinteressada, voltada para os valores éticos e cristãos, em detrimento de interesses mesquinhos e desprovidos de solidariedade. Faleceu no dia 16 de outubro de 1905, vítima da doença que tanto combateu, a varíola. No ano de 2002, o processo de beatificação do Padre João Maria foi aberto pela Igreja Católica, sendo registradas desde então todas as graças atribuídas a ele. Dessa forma, ao instituir o dia 16 de outubro como o "Dia da Caridade", em homenagem ao Padre João Maria, estamos honrando a história de tão importante figura religiosa, que tanto fez aos mais necessitados. Portanto, o presente Projeto de Lei visa não apenas reconhecer o legado histórico e cultural deixado pelo Padre João Maria, como também promover a valorização das tradições religiosas que fazem parte da identidade do povo potiguar”, afirma o deputado Ezequiel Ferreira.
Comments