Foto: CEJr
Iniciativa leva palestras, seminários e encontros para as escolas públicas do estado.
Gestão 2023/2027 – Difundir a cultura do empreendedorismo para alunos do ensino público estadual no Rio Grande do Norte. É com essa proposta que foi criado o projeto Empreendedorismo na Escola, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, por meio da Assessoria de Empreendedorismo e da Central de Empresas Juniores (CEJr).
A ação está vinculada ao Programa Movimento Empresa Júnior e pretende, até o fim deste ano, realizar palestras, seminários e encontros em pelo menos seis escolas públicas do RN. A primeira escola visitada foi a Escola Estadual Tempo Integral Francisco de Assis Bitencourt, no município de João Câmara.
No último dia 30 de agosto, os alunos da instituição de ensino estadual participaram de uma palestra, apresentada para um público de aproximadamente 60 discentes e cinco docentes, com o tema Carreiras do futuro e a importância do Empreendedorismo.
O coordenador da CEJr, Kleber Cavalcante de Sousa, que ministrou a palestra, acredita que a partir desse trabalho realizado com os jovens dessas escolas e seus professores, a UFRN contribui para a sensibilização da necessidade de gerar momentos de integração com a Universidade e com pessoas do mercado. “Além de contribuir no despertar desses futuros agentes de transformação social, a fim de que se tornem pessoas mais preparadas para o desempenho de seus papeis na sociedade”
Para ele, a Universidade tem o compromisso institucional de realizar ações na sociedade potiguar, com o objetivo de gerar transformações no território e nas pessoas. Até o final de 2024, devem ser visitadas escolas nas regiões do Trairi, Seridó, Agreste, Oeste e na Grande Natal.
Empreendedorismo na Escola é uma das diversas ações realizadas pela Proex, que visam contribuir com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Plano de Gestão 2023/2027 da UFRN, voltada a impactar e contribuir com o empreendedorismo dos alunos e da sociedade em geral. No Plano de Gestão, o projeto refere-se ao indicador 14, que
Busca incentivar a participação de alunos em ações de empreendedorismo e empreendedorismo social.
Kleber acredita que esse trabalho contribui para despertar futuros agentes de transformação social. Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN
Comments