Entre os Projetos que estão na pauta da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa marcada para esta terça-feira (24) está o PL 182/2024, de iniciativa do deputado Nelter Queiroz (PSDB) que Reconhece a Corrida do Jegue, realizada no município de Timbaúba dos Batistas, como patrimônio imaterial, cultural e turístico do Rio Grande do Norte. A corrida, que se realiza no município seridoense é um evento que ao longo das décadas ganhou mais notoriedade em âmbito regional, atraindo milhares de pessoas em seus dias de festas.
“A referida corrida surgiu através de um ato de caridade em prol do animal, o jegue, que na época estava ameaçado de extinção. Logo, o jegue se tornou o personagem principal desse grande evento. Todos os anos, diversos corredores de todo o Estado trazem seus animais, os jegues, para disputar a grande corrida. A Festa da Corrida de Jegues teve origem no ano de 1986, foi idealizada pelo Sr. Ary Maia, secretário da EMATER naquela época, quando prestou serviços no município. Em 07 de setembro de 1986, realizou-se a primeira corrida de jegues com o propósito de alertar quanto à extinção do referido animal. A festa reúne corredores de todo o Nordeste, tornou-se tradição e é considerada uma das maiores da região. Está inserido no calendário turístico do Rio Grande do Norte. Após várias edições a festa caiu nas graças popular e se perpetua até os dias atuais, sendo o maior evento do município. A corrida acontece em um local conhecido como "Jegódromo", que é uma espécie de pista de corrida feita para a disputa entre os jumentos”, justifica o deputado.
A festa tornou-se tradição e é considerada uma das maiores da região. Estima-se que cerca de 25 mil pessoas vão prestigiar a cidade de Timbaúba em decorrência do evento.
TIMBAÚBA DOS BATISTAS – Como a maioria dos municípios da região, Timbaúba dos Batista originou-se da expansão da agropecuária no interior do Estado, que depois de vencida a resistência indígena, começaram a chega ao Seridó os grupos colonizadores, vindos de Pernambuco, da Paraíba e de algumas regiões de Portugal, trazendo alguns escravos para a lida do gado.
Timbaúba dos Batistas está a uma distância de 305 km da Natal. O município limita-se ao Norte com São Fernando, ao Sul com Serra Negra do Norte, ao Leste com Caicó e ao Oeste com Jardim de Piranhas. Tem uma extensão territorial de 135,41 km². É um dos menores municípios do Estado.
Comments