A terça-feira (10) foi de conhecimento para representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Um grupo formado por servidores da Casa foi até a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e conheceu a Plataforma dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que já está implantada no Legislativo paraibano. De acordo com o diretor-geral da ALRN, Augusto Carlos Viveiros, a plataforma deverá ser implantada no Rio Grande do Norte em até seis meses.
A implantação da plataforma faz parte da "Agenda 2030", que é um plano de ação global para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA), em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros. A plataforma tem como objetivo direcionar as proposições dos parlamentares para atender os 17 objetivos.
"A Paraíba implantou ferramentas importantes para ter os indicadores dos municípios, principalmente sociais, e as proposições poderão ser adequadas às necessidades. Queremos fazer com que a ferramenta esteja implantada na Casa em até seis meses. Já é uma realidade aqui na Paraíba, o Ceará está implantando e também vamos dar andamento a isso", disse Viveiros.
Além do diretor-geral da ALRN, a Casa também esteve representada pelo assessor técnico da Assessoria de Planejamento Américo Maia, pelo diretor administrativo e financeiro, Pedro Barbosa Cascudo Rodrigues; pelo Diretor de Gestão Tecnológica e Inovação Mário Sérgio de Oliveira Gurgel; e pela assessora de planejamento, Luciana Targino de Almeida Cardoso, que foram recebidos pelo secretário Legislativo da ALPB, José Neto e pelo idealizador da plataforma, o ex-deputado Buba Germano.
"Teremos desafios enormes, porém com o apoio da Assembleia da Paraíba e com o nosso sistema, conseguiremos atingir os nossos objetivos. Viemos aqui exatamente para buscar conhecimento e tentar desenvolver isso lá na nossa Casa Legislativa", destacou a assessora de Planejamento da Assembleia do Rio Grande do Norte.
Para o ex-deputado e idealizador da Frente Parlamentar em Defesa dos ODS na ALPB, Buba Germano, a visita de membros de outras Assembleias é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo da Paraíba. “A ONU já nos reconhece como o único estado do Brasil a desenvolver a plataforma, que oferece mais de 20 decisões aos gestores, pensando na retomada do crescimento social e econômico. Então, a Paraíba sai numa largada muito boa e nós estamos à disposição para colaborar com o Parlamento Brasileiro e, evidentemente, dar a contribuição que o povo merece”, relatou.
Augusto Carlos Viverios ainda ressaltou que o objetivo é fazer com que a ALRN, assim como o Poder Legislativo da Paraíba, contribua para o desenvolvimento sustentável do estado e do país, além de dar mais transparência e eficiência à sua atividade legislativa.
"A Paraíba tem feito isso galhardamente e, por isso, estamos aqui para aprender e ver o que a gente leva para o Rio Grande do Norte e implantar o mais rápido possível. Ele destacou ainda a importância da iniciativa como real acompanhamento da ODS. “Isso é um diferencial, no sentido de fazer com que o Poder Legislativo possa cumprir função maior, que são os seus projetos de lei”, complementou.
Commentaires