top of page
aldemar_capasite.jpg
Buscar
Foto do escritorAldemar Almeida

Tibauense comemora aniversario da emancipação política do município pela Lei publicada em 1995

O “tibauense” é aquele que nasce em Tibau, município do Rio Grande do Norte que aniversaria hoje. Localizado na mesorregião Oeste Potiguar e na região imediata Mossoró, o município de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística contabilizava em 2022, uma população de 5.382 habitantes e a densidade demográfica era de 31,78 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do Estado, ficava nas posições 109 e 97 de 167. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 4132 e 2242 de 5570. A estimativa para este ano é de uma população de 5. 674 pessoas.

Tibau tem seus limites ao Norte com o Oceano Atlântico e a divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará; ao Sul com Mossoró; a Leste com o Oceano Atlântico e Grossos; e a Oeste com Mossoró e a divisa com o Estado do Ceará.

A luta pela emancipação do distrito de Tibau começou em fevereiro de 1963, numa iniciativa do deputado Francisco de Sousa Revoredo. O parlamentar fez uma contundente justificativa no processo e no documento consta telegrama da Câmara Municipal de Grossos a informar o veemente protesto dos edis, diante da proposta de desmembramento do distrito. “Esperamos valiosa ação a fim de reprovar a proposição que tenta destruir nossa terra”, consta nos autos do processo.

No começo de novembro de 1963, a Câmara Municipal de Grossos, instada mais uma vez pelo legislador estadual, refez a consulta aos vereadores, que mudam de posição, aprovando a proposta emancipatória. Um mês depois, o projeto chegou a ser aprovado por maioria em primeira discussão, mas naufragou na segunda discussão rejeitado por maioria.

Trinta e um anos depois, aquela bela porção do Litoral potiguar, descoberta pelo navegador holandês Gideon Morris Jorge, em fevereiro de 1641, finalmente reuniu os eleitores de Grossos em torno do plebiscito aprovado pelo Decreto Legislativo, nº 021/94 de 11 de outubro de 1994. Finalmente, a autonomia política chegou no dia 21 de dezembro quando a Lei 6. 840 foi sancionada pelo então governador Garibaldi Alves Filho e foi publicada oficialmente no dia 22 de dezembro de 1995.

  

 


Yorumlar

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
bottom of page