Touros comemora hoje aniversário do município que tem estreita relação com a história do Brasil
- Aldemar Almeida
- 27 de mar.
- 2 min de leitura

Quem nasce em Touros, município que aniversaria nesta data é “tourense”. Em 2022 a população era de 33.035 habitantes e a densidade demográfica era de 43,82 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do Estado, ficava nas posições 16 e 69 de 167. Já na comparação com municípios de todo o País, ficava nas posições997 e 1681de 5.570. A área territorial do município é de 753,961 km²
Em 1501 o Rei de Portugal enviou uma esquadra ao litoral potiguar, comandada por Gaspar de Lemos com objetivo de visitar as terras recém-descobertas e oficializar o domínio sobre elas. O local do desembarque foi na orla marítima de Touros, mais precisamente em área hoje localizada na divisa dos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso.Ao chegarem à região a primeira providência dos portugueses foi fixar um marco feito em pedra mármore, com a inscrição do ano de 1501 e o desenho da Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, a Cruz de Malta. Os portugueses tinham o costume de conduzir esses marcos para demarcarem as novas terras conquistadas. Apesar da presença inicial dos portugueses no território, a povoação não chegou a se tornar uma realidade.
Na história Legislativa dos Municípios do Rio Grande do Norte editado pela Assembleia Legislativa, sob a coordenação do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, consta que Touros se limita com São Miguel do Gostoso e o Oceano Atlântico; ao Sul com Pureza, João Câmara e Rio do Fogo a Leste com o Oceano Atlântico e Rio do Fogo, e a Oeste com São Miguel do Gostoso, Parazinho e João Câmara.
A história legislativa dos municípios do Estado registra que Touros guarda estreita relação com a história do Brasil, pois visitou aquelas terras recém-descobertas, em 1501, a esquadra portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, que oficializou o domínio sobre elas ao fixar o “Marco de Touros”, na área hoje localizada no limite dos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso. Se o marco demarcou as novas terras conquistadas, a anunciar a posse da “terra brasilis”, como era o costume da época, juridicamente o Brasil nasceu em nosso litoral, defendem historiadores como Lenine Pinto.
Comments