O mercado de inovação e negócios é crucial para o desenvolvimento econômico e social, impulsionando a criação de empregos e o avanço tecnológico. Sob essa premissa, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa de uma competição para desenvolver soluções rápidas e únicas para problemas sobre o tema. O tópico central da atividade é Impacto Social. As equipes com melhor desempenho serão premiadas durante a programação do GO!RN, evento que debate inovação e negócios. As inscrições finalizaramm na quarta-feira, 5 de setembro.
Na competição, os universitários receberão um desafio ou problema social para que idealizem um negócio com soluções que gerem impacto positivo. De acordo com a professora Sandra Rufino, vinculada ao Departamento de Engenharia de Produção (DEP/UFRN), nas últimas décadas foi possível observar o surgimento e crescimento de Negócios de Impacto Socioambiental (NIS). Essas organizações são uma alternativa para a forma tradicional de fazer negócios e são consideradas empreendimentos que realizam impacto positivo para sociedade e meio ambiente.
Este novo olhar propõe a resolução de questões de interesse coletivo, sejam elas sociais ou ambientais, por meio de modelos de negócio que se sustentem pela venda de produtos ou serviços. Os NIS estão diretamente ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como crescimento econômico, parcerias e meios de implementação; e comunidades sustentáveis.
O evento conta com palestras com especialistas, insights sobre ferramentas e técnicas inovadoras. A programação relativa ao Start Ideas de Impacto Social, acontece no GO!RN 2024, no dia 20 de setembro, no Centro de Convenções.
Fonte: Agecom-UFRN
Comments